Retração gengival - Como é feito o tratamento?

No consultório habitualmente lidamos com o diagnóstico de Retração Gengival, e uma das principais causas do surgimento e da progressão do desvio anatômico da gengiva é a forma de escovar os dentes, os movimentos bruscos acabam por deixar as raízes dentárias expostas.

1 min read

No consultório habitualmente lidamos com o diagnóstico de Retração Gengival, e uma das principais causas do surgimento e da progressão do desvio anatômico da gengiva é a forma de escovar os dentes, os movimentos bruscos acabam por deixar as raízes dentárias expostas . Muitas vezes a mudança do movimento no ato da escovação pode sanar o problema, por outro lado, existem outras causas que podem favorecer a recessão gengival, como, os componentes genéticos entre outras causas.

Por se tratar de uma condição que se desenvolve muitas vezes sem dor e lentamente a percepção do problema pode levar algum um tempo, por isso a importância da regularidade no dentista.

O tratamento de retração gengival pode ser tratado de duas formas:

Raspagem:

Neste procedimento é feito a raspagem dos depósitos bacterianos (tártaro e placa bacteriana) localizados junto e internamente às gengivas e a adoção de hábitos de higiene oral mais eficientes e menos traumáticos. A raspagem é uma opção de tratamento muito eficaz e com excelentes resultados estéticos que, ao contrário do que se imagina, não dói e tem cicatrização rápida.

Cirurgia plástica gengival:

A cirurgia de retração gengival é realizada pelo periodontista e é indicada inicialmente para recuperar a estética do sorriso em pacientes com sorriso gengival. No entanto, o tratamento cirúrgico também é importante na prevenção de novas recessões, bloqueio da sensibilidade dentinária ou eliminação de áreas difíceis de limpar.

A cirurgia para retração gengival pode ser realizada de duas formas.

Na técnica simples os tecidos retraídos são descolados e reposicionados na sua posição original. Na segunda, o periodontista utiliza enxerto de gengiva para recuperar casos mais complexos e extensos.